segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Espaço Entrevistas | Rui Conchinha, jogador do Sporting de Viana

Futebol Distrital – Bom dia Rui, um muito obrigado por me concederes esta entrevista. Para já gostava que me falasses de todos os clubes que representas-te e quando surgiu o gosto pelo futebol?
Rui Conchinha – Bom dia Luís, desde já deixo aqui o meu agradecimento a ti e uma palavra de força e apreço para que continues a trabalhar neste Blog que tenho gosto em acompanhar.
Respondendo a tua pergunta, até hoje representei cinco clubes, são eles Sporting Clube de Cuba, Grupo Desportivo de Portel, GD Oriolenses, Lusitano GC de Évora e Sporting Clube de Viana do Alentejo.
Destes cinco clubes, tenho inevitavelmente que destacar dois pelo passado e pelo presente, o S.C.Cuba e o S.C.Viana do Alentejo.
O S.C.Cuba porque foi o clube que me formou e pelo qual joguei mais anos ao longo da minha vida futebolística, desde escolinhas até juniores. Este é um grande clube, tem uma grande história e foi muito marcante vestir esta camisola, até porque fui alguns anos capitão de equipa... E quem representou este clube sente aquilo que estou aqui a dizer, não só pelos jogadores, mas também pelos adeptos que em Cuba são talvez dos melhores que conheço.
O S.C.Viana do Alentejo destaco porque faz parte do meu presente, e gosto muito de representar este clube, abracei este projecto após ter estado no Lusitano de Évora, e já vou para o meu quinto ano consecutivo a vestir a camisola do S.C.Viana do Alentejo. E nestes anos já ficámos 4 vezes em segundo lugar e ganhámos 2 taças do distrito, por isso faço um balanço positivo à minha passagem pelo S.C.Viana do Alentejo e ao crescimento deste clube que está à vista de todos.
Quanto ao gosto pelo futebol, surgiu muito cedo, o meu pai sempre me incentivou para tal e não trocava uma bola por nada.
É uma das minhas grandes paixões.

FD – De todos os títulos que já conquistas-te qual classificas de mais importante?
RC – Vou destacar dois, o título do campeonato de juniores no S.C.Cuba, que deu acesso ao nacional no ano seguinte, e a primeira taça do distrito de Évora, pelo S.C.Viana do Alentejo, que teve um sabor tremendo e foi para mim o primeiro título importante no escalão de sénior.

FD – Todos os treinadores deixam marcas, qual foi para ti o mais marcante na tua carreira?
RC – Sem dúvida, adorei trabalhar com todos, mas tenho que distinguir um, o mister João Vargas, que me treinou durante os dois anos que passei pelo escalão de juniores no S.C.Cuba. Ali era tudo trabalhado ao pormenor, havia regras, tínhamos apontamentos antes do jogo para várias situações do jogo, música enquanto nos equipávamos no balneário, ali a concentração reinava, senti-me quase profissional de futebol e ainda era júnior. Até hoje ainda não tive outro treinador com os níveis de rigor, sabedoria, conhecimento, com a forma de trabalhar a táctica e o nível psicológico que superasse o mister João. E penso que quem o conhece sabe o que ele tem alcançado com esta forma de estar no futebol.

FD – Quais foram os motivos para que continuasses no Sp. Viana?
RC – Como sabes Luís, a minha vida profissional não me permite ir mais além, e o S.C.Viana do Alentejo desde sempre aceitou os meus entraves, pois não posso estar presente em todos os treinos e em alguns jogos durante a época. Por isto, e por gostar das pessoas envolvidas e estar contente com  o que temos alcançado nos últimos anos, decidi continuar no S.C.Viana do Alentejo. A aliar a isto, vou reencontrar três amigos da minha terra, dois deles, fizeram comigo todo o percurso das camadas jovens e estou ansioso por começar.

FD – Nas ultimas épocas tens aparecido em grande destaque no Sp. Viana, a que se deve esse sucesso?
RC – Eu sou muito exigente comigo próprio, faço questão de treinar bem, não só nos treinos do clube, e não consigo levar as coisas a brincar, sempre fui assim, e o sabor da vitória é muito melhor que o da derrota, por isso tento dar sempre o meu melhor, independentemente de tudo.

FD – Qual é para ti o momento mais importante na tua carreira? E porquê?
RC – Talvez o dia em que vencemos a primeira taça distrito de Évora pelo S.C.Viana do Alentejo. Para mim teve um grande destaque, pois como já disse foi o meu primeiro título importante no escalão de sénior, e também porque fiz uma recta final nesse ano desportivo em grande forma e na posição que mais me sinto feliz, culminando com esse título.

FD – Sentes que o futebol na zona de Évora está mais competitivo ou estagnou ao longo dos anos?
RC – Sim, sem dúvida que está mais competitivo, mas ainda há muito a melhorar, e não falo só dos clubes, mas também em termos de associação.

FD – Em termos pessoais quais são os teus objetivos no mundo do futebol?
RC – Antes de tudo, quero ser feliz, a fazer aquilo que mais gosto, que é jogar futebol. Como já referi a minha profissão não me permite ir muito mais além, mas tento dar sempre o meu melhor para alcançar os objectivos traçados e estar sempre entre os melhores.

FD – Rui, agradeço e desejo-te as maiores felicidades para a tua nova época. Agora podes deixar uma palavrinha aos nossos leitores?
RC - Antes de terminar obrigado mais uma vez por este convite, foi um prazer.
Em relação aos leitores espero que continuem a acompanhar o teu Blog e que sejam mais participativos, para que seja mais produtivo para ti trabalhar no mesmo.
E agora principalmente, aos leitores de Viana do Alentejo e aos que simpatizam com o S.C.Viana do Alentejo, quero deixar uma palavra de agradecimento pelo acompanhamento que têm feito à equipa e pelo apoio prestado ao longo destes anos, e que continuem a apoiar a nossa equipa nesta nova época desportiva, para que continuemos a crescer e a fazer crescer este clube, Sporting Clube de Viana do Alentejo.

Um Abraço Luís!

1 comentário: