quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Espaço entrevistas | Pedro Sanina, treinador dos Oriolenses

Futebol Distrital – Boa tarde Pedro, desde já agradeço por te disponibilizares para responderes a esta breve entrevista. O meu muito obrigado. Fala-me um pouco de ti e do teu gosto pelo treino?
Pedro Sanina – Boa tarde. Desde muito pequeno que adoro desporto no geral mas sempre andei com uma bola de futebol ao meu lado. O futebol sempre foi a minha grande paixão. Pratiquei futebol federado desde os 8 até aos 27 anos de idade, altura em que o deixei de fazer. A razão foi essa mesmo, um grande gosto pelo treino.

FD - Tudo tem uma forma de começar. O que tens a dizer sobre o início da tua carreira?
PS Comecei como treinador de Futebol nos benjamins do Vasco da Gama da Vidigueira em 2006/2007, ainda enquanto estudante de Educação Física e Desporto. Após terminar a licenciatura tentei melhorar e aprofundar os meus conhecimentos no futebol e para isso realizei estágios nas equipas profissionais do União de Leiria e do Panathinaikos de Atenas. Fui adjunto do meu grande amigo José Pratas nos juniores do Lusitano de Évora e mais recentemente estive nos infantis do GDC Alvito. Entrei no futebol sénior através de outro grande amigo meu, Hugo Relíquias, que me deu a oportunidade de ser adjunto dele no GDC “Os Oriolenses”, clube onde ainda me mantenho, agora com outras funções.

FD – O futebol como todos sabemos não se resume só em jogar a bola, tem sempre algo a descobrir. Como vez o futebol, dentro e fora das quatro linhas?
PS De uma forma muito geral, seja dentro ou fora das quatro linhas, futebol é paixão. É isso que te move a ti para teres este blog, a mim para treinar e aquilo que motiva muitos milhões de pessoas para estarem ligadas a esta modalidade.

FD - Um dos assuntos mais estudados do momento, é sem dúvida a periodização tática. Treino com bola e periodização tática são diferentes. Porquê?
PS A Periodização Táctica não é mais do que colocar a componente táctica como aquilo que guia toda a preparação da equipa. Existem muitos exercícios com bola que em nada contribuem para objectivos tácticos, como por exemplo contornar pinos em condução de bola.

FD – Para esta época tens todos os atletas que desejas-te no Oriolenses?
PS Tenho os jogadores que quiseram fazer parte deste clube e deste grupo e que acreditaram em nós. Para mim, os “meus” são os melhores e estou com eles para o que der e para o que vier.

FD – Muitos falam do espirito de grupo que se sente no Oriolenses, a que se deve esse espirito?
PS – Existe, no nosso clube, um excelente ambiente entre direcção, treinadores e jogadores. As pessoas de Oriola, neste caso da direcção, são pessoas simples e humildes que gostam de tratar bem quem chega ao clube. São eles que incutem esse espírito em quem chega e isso vai passando para elementos do plantel e da equipa técnica que estão há mais tempo no clube e são eles próprios que vão passando isso para quem vem de novo. É a nossa “mística”.

FD – Quais são os objetivos para esta nova temporada?
PS – Não quero, nesta altura, estar a estabelecer objectivos competitivos, até porque ainda não tenho o plantel fechado. O que posso dizer é que temos como objectivo melhorar o nosso desempenho em relação à época anterior e não tenho nenhuma dúvida que o vamos conseguir de uma forma muito clara.

FD – Todos temos os nossos sonhos e tu não és exceção, onde ambicionas chegar enquanto treinador?
PS – Todos temos o sonho de chegar a um patamar superior. Tenho esse sonho de chegar a um nível profissional no futebol, mas não é uma obsessão. Vou trabalhar para isso e se tiver que acontecer, acontecerá.

FD – Para terminar, qual é o conselho para os mais jovens que estão agora a iniciar-se no mundo do futebol?
PS – Façam o que fizerem no desporto, façam-no por gosto e não por obrigação. O resto vem por acréscimo.

FD – Gostavas de acrescentar algo mais?
PS – Agradecer-te o convite e que continues o bom trabalho. De resto, desejar que seja um campeonato distrital atractivo e competitivo.


FD - Mais uma vez obrigado, agradeço imenso a tua disponibilidade. Espero que tenhas o máximo sucesso como treinador e que continues com o teu excelente trabalho. Muito obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário