sexta-feira, 31 de julho de 2015

Espaço Entrevistas | Ricardo Ferro, jogador do Lusitano de Évora

Futebol Distrital – Boa dia Ricardo, fala-me um pouco de ti e do teu gosto pelo futebol?
Ricardo Ferro – Primeiro que tudo cumprimentar o Futebol Distrital e agradecer pela oportunidade. Sou uma pessoa normalmente bem-disposta, simples, humilde e com um carinho muito grande pela família e pelos que me são próximos, com quem gosto de conviver e passar o meu tempo livre. A paixão pelo futebol surgiu muito cedo, em criança, onde sempre existia uma bola, e desde então é algo que me acompanha todos os dias e que vivencio diariamente, quer seja a praticar ou a observar, a ler jornais, revistas, livros…não é uma profissão, mas em conjunto com o exercício físico é um estilo de vida. 

FD – O que se pode esperar do Lusitano na próxima época?
RF – O Lusitano vai ser uma equipa competitiva e ambiciosa, á semelhança dos últimos anos e daquela que é a sua imagem.

FD – Na época transata foste uma das revelações da Divisão de Elite, a que se deve essa boa forma?
RF – Tento manter me sempre bem fisicamente, sou rigoroso e disciplinado comigo mesmo, não só com o treino mas também com a alimentação e com o repouso. Sei que se estiver bem fisicamente é mais fácil as coisas saírem bem.

FD – De todos os treinadores qual foi aquele que mais te marcou? E porque?
RF – Todos foram importantes para a minha evolução e para o meu crescimento não só no futebol mas também como ser humano. Desde a formação ao futebol sénior todos me ajudaram.

FD – Tiveste mais convites da Divisão de Elite, o que te motivou a ficar no Lusitano?
RF – O Lusitano é um clube centenário que esteve 14 anos na primeira divisão, com grandes ambições e que tem ganho títulos nos últimos anos. Representar o Lusitano é uma grande responsabilidade. As condições físicas e humanas disponibilizadas aos atletas certamente são das melhores do distrito e é dos poucos clubes com relvado natural. É um clube onde tudo é levado bastante a sério. Identifico-me com o clube, e sinto-me bem aqui.

FD – Em termos individuais quais são os teus maiores objetivos?
RF – Todos os jogadores do distrital, gostavam de disputar o Campeonato Nacional de Séniores, eu não fujo à regra. Vencer o campeonato da Divisão de Elite e a Taça do Distrito de Évora era algo que também gostava de conquistar.

FD – O que te tem impressionado mais no Lusitano?
RF – A sua dimensão e a sua grandeza. Apesar de ser um clube neste momento a disputar o campeonato distrital, o Lusitano pelo seu passado de sucesso tem um grande número de sócios e simpatizantes. As pessoas que dirigem o clube neste momento, tem feito um grande trabalho para o renovar e ultrapassar os problemas dos últimos anos. Além disso o Lusitano é um clube com grande competência ao nível da formação e isso é visível na projeção de atletas para clubes de topo (Benfica e Sporting), mas também na participação de equipas da formação a disputar sistematicamente campeonatos Nacionais.   

FD – Sentes que o Nelson Valente, tira o máximo partido de todos os atletas?
RF – Não é fácil para um treinador iniciar um campeonato de Séniores com um plantel com uma média de idades de 21 ou 22 anos e em que a grande maioria dos jogadores são Juniores. O Mister Nelson tem feito isso nos últimos três anos, e foi campeão Distrital em dois deles e no último ano conseguiu um terceiro lugar na Elite. Acho que isso reponde á pergunta.
      
      FD – Acreditas que este é o clube certo para a tua evolução como jogador?
RF – Sinto-me bem aqui e neste momento posso dizer que sim. Nos últimos anos o Lusitano ou venceu ou esteve sempre próximo de ganhar os troféus do nosso distrito e essa responsabilidade também permite que evoluas como jogador. 

Futebol Distrital, foi uma honra entrevistar-te, espero que consigas alcançar todos os teus objetivos. Muita sorte Ricardo.

Luis Silveiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário